Quais são os principais passos para uma adoção de ALM? Quais são os pré-requisitos necessários para que possamos iniciar as conversas com vários departamentos?
Depois de estudar Coaching, percebi que 2 passos são necessários para definirmos nosso trajeto.
- Primeiro passo: avalie o seu status atual
- Faça um Assessment (Avaliação) das disciplinas do ALM.
- Análise como a tríade funciona (Governança, Desenvolvimento e Infraestrutura).
- Governança – Avaliar a qualidade e burocracia de suas normas técnicas. Avaliar a qualidade da colaboração entre seus departamentos (Arquitetura Corporativa, Qualidade, Segurança, Auditoria, Contratos, Controladoria, Projetos e Processos). Para cada área dessas é necessário métricas de aceite, controle e comunicação.
- Infraestrutura – Validar a qualidade e burocracia de suas normas técnicas. Avaliar a qualidade do serviço prestado, o nível de comunicação e formalização dos processos ITIL. (Monitoramento, Procedimentos de primeiro embate, Knowledge Base – KB, Base de conhecimento), Plano de comunicação, Plano de Continuidade de Negócios, Plano de Backup & Restore, Plano de Disaster Recovery, Procedimentos de Mudança, Incidentes e Serviços. Basicamente uma análise de uma estrutura ITIL na companhia.
- Desenvolvimento – Avaliar a qualidade e burocracia de suas normas técnicas. Avaliar a qualidade do serviço do ciclo de desenvolvimento. Quais metodologias e processos são usados e como são usados no decorrer da implementação da aplicação.
- Análise as métricas de cada área, compare com métricas de mercado (serve apenas para se ter um norte.).
- Avalie quantos processos manuais e burocráticos criam barreiras em todos os outros processo.
- Avalie o alinhamento da tríade com suas unidades de negócios.
- Segundo passo: defina o seu objetivo
- Avalie cada disciplina e alinhe cada uma delas com o seu negócio.
- Defina o nível de comunicação e colaboração desejada.
- Defina um objetivo que seja SMART.
- Terceiro passo: faça um plano de ação
- Defina o plano de ação em pacotes, pacotes de entregas seguindo as melhores práticas de projeto.
- Defina MVP2 (Minimum Viable Package and Most Valuable Package, Pacote mínimo viável e Pacote mais valioso).
- Defina a periodicidade para avaliação das métricas levantadas no primeiro passo.
- Garanta sempre que cada passo dado é voltado para o negócio.
Quando se sabe onde está e onde quer chegar o trajeto é mais direto… caso contrário, todo caminho serve!