Principais passos para adoção de ALM

Quais são os principais passos para uma adoção de ALM? Quais são os pré-requisitos necessários para que possamos iniciar as conversas com vários departamentos?

Depois de estudar Coaching, percebi que 2 passos são necessários para definirmos nosso trajeto.

  1. Primeiro passo: avalie o seu status atual
    • Faça um Assessment (Avaliação) das disciplinas do ALM.
    • Análise como a tríade funciona (Governança, Desenvolvimento e Infraestrutura).
    • Governança – Avaliar a qualidade e burocracia de suas normas técnicas. Avaliar a qualidade da colaboração entre seus departamentos (Arquitetura Corporativa, Qualidade, Segurança, Auditoria, Contratos, Controladoria, Projetos e Processos). Para cada área dessas é necessário métricas de aceite, controle e comunicação.
    • Infraestrutura – Validar a qualidade e burocracia de suas normas técnicas. Avaliar a qualidade do serviço prestado, o nível de comunicação e formalização dos processos ITIL. (Monitoramento, Procedimentos de primeiro embate, Knowledge Base – KB, Base de conhecimento), Plano de comunicação, Plano de Continuidade de Negócios, Plano de Backup & Restore, Plano de Disaster Recovery,  Procedimentos de Mudança, Incidentes e Serviços. Basicamente uma análise de uma estrutura ITIL na companhia.
    • Desenvolvimento – Avaliar a qualidade e burocracia de suas normas técnicas. Avaliar a qualidade do serviço do ciclo de desenvolvimento. Quais metodologias e processos são usados e como são usados no decorrer da implementação da aplicação.
    • Análise as métricas de cada área, compare com métricas de mercado (serve apenas para se ter um norte.).
    • Avalie quantos processos manuais e burocráticos criam barreiras em todos os outros processo.
    • Avalie o alinhamento da tríade com suas unidades de negócios.
  2. Segundo passo: defina o seu objetivo
    • Avalie cada disciplina e alinhe cada uma delas com o seu negócio.
    • Defina o nível de comunicação e colaboração desejada.
    • Defina um objetivo que seja SMART.
  3. Terceiro passo: faça um plano de ação
    1. Defina o plano de ação em pacotes, pacotes de entregas seguindo as melhores práticas de projeto.
    2. Defina MVP2 (Minimum Viable Package and Most Valuable Package, Pacote mínimo viável e Pacote mais valioso).
    3. Defina a periodicidade para avaliação das métricas levantadas no primeiro passo.
    4. Garanta sempre que cada passo dado é voltado para o negócio.

 

Quando se sabe onde está e onde quer chegar o trajeto é mais direto… caso contrário, todo caminho serve!